Score Baixo Serasa X Consumidor
Você tem nome limpo e não consegue fazer financiamento de carro, empréstimo, crediário ou cartão de crédito? Há uma explicação para isso. É o Score criado pelo Serasa. Saiba como conseguir crédito entendendo como funciona basicamente o Serasa Score.
Um serviço para empresas consultarem ao fazer análise de crédito do consumidor.
Muitas pessoas ficam indignadas ao terem seu crédito negado junto ao banco ou loja de automóveis, mas lembre-se: ninguém é obrigado a ceder crédito. Essa é a premissa. Então, baseado nisso, as empresas podem consultar dados para saber se vão querer ceder o crédito. Ilegal não é. Antigamente esses dados de Score eram consultados mas as pessoas não tinham absolutamente qualquer acesso de Onde, Como e Por Quê seu financiamento ou cartão de crédito era negado. O atendente olhava para a pessoa e dizia "... É o Score ..." , mas hoje qualquer pessoa pode consultar seu próprio CPF no site do SERASA CONSUMIDOR e verificar sua pontuação de score.
O que é pontuado no Serasa Score?
Cada vez que você atrasa uma conta, tem seu nome negativado, faz solicitação de empréstimo diversas vezes: pontuação negativa
Cada vez que você paga suas contas em dia, limpa seu nome, abre conta corrente, entre outros: pontuação positiva
Nenhum consumidor pode processar uma empresa por não ter-lhe cedido crédito. Dar crédito é opcional. O meio utilizado (Score) para negar o crédito também é legal. A forma de negar o crédito pode ter consequências e o consumidor pode se sentir lesado como nas situações de vexame e constrangimento em público. Mas veja: somente informar que seu crédito foi negado, por mais que esteja em público e muita gente tenha ouvido, não é situação de humilhação, é apenas informação de que o crédito foi negado. É terrível mesmo passar por essa situação, mas é algo interno, que você sente. Para processar uma empresa por ter-lhe negado crédito, é necessária uma situação REAL
Veja um exemplo: Fulano A vai comprar um celular nas Lojas Cem. Todo o atendimento de vendas é feito, Fulano A passa mais de uma hora na loja escolhendo a mercadoria, fazendo a ficha de crediário, aguardando na fila para o gerente analisar. Ao chegar sua vez, Fulano A é informado que tem seu nome no Serasa por uma dívida de R$ 10 da Claro e o crediário é negado. Até então, tudo bem, tudo na legalidade da lei. Como Fulano A não tinha ciência do fato, pede esclarecimentos para aquele que estava ali lhe prestando atendimento, o gerente. Este gerente começa a se irritar até o ponto em que fala gritando no meio da loja que Fulano A é pobre e que não podia pagar à vista e deveria ir para casa. Loja cheia. Todos vêem e ouvem.
Pronto, está configurada uma situação de humilhação e constrangimento claros em público.
Esse fato é real.
Esse fato é real.
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Em breve: Como aumentar seu Score no Serasa
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